Roteiro Turístico do Escultor Lelio Coluccini

  1. Monumento Bicentenário de Campinas

    Concebido pelo escultor Lelio Coluccini, por decisão do Prefeito Dr. Lauro Péricles Gonçalves, para situar-se no antigo Largo das Andorinhas, inteiramente remodelado para recebê-lo. O monumento foi criado com base em dois elementos fundamentais: o número dois, alusivo ao Bicentenário da cidade, e o crescimento vertiginoso de Campinas nos últimos anos. Esses elementos explicam a peça básica da obra, executada em concreto aparente, com vinte e oito metros de altura, sete metros de largura e sete metros e meio de comprimento. Possui em sua parte frontal, saindo da base uma figura em bronze de uma mulher coroada com quatro metros de altura, segurando o "Brasão de Campinas" e com uma área vazada no peito, em forma de coração. A figura representa a "Princesa do Oeste", que tem o coração aberto a quantos procurarem a cidade e a todos os seus filhos. O pilar básico possui a data da fundação da cidade em bronze na sua base e a data do Bicentenário no alto. "Concebido com muita arte, o monumento, apesar de suas grandes dimensões, possui leveza e finura de estilo, constituindo-se numa das mais belas obras de arte públicas de Campinas" ( * )

( * ) Nota explicativa de autoria do Prof. José Alexandre dos Santos Ribeiro.

  1. Monumento às Andorinhas

    Representa um grupo de andorinhas em pleno vôo, concebido em bronze sobre uma base de granito picotado cor rosa, executado pelo escultor Lelio Coluccini, terminado em 1957, não tendo havido inauguração oficial. Situava-se antigamente no Largo das Andorinhas e hoje encontra-se em frente ao Museu de Arte Contemporânea de Campinas - MACC.
  2. Monumento à Aníbal de Freitas

    Erma (busto) em bronze sobre um pedestal de granito picotado cor rosa, executado pelo escultor Lelio Coluccini. Situa-se na Praça Aníbal de Freitas, ao lado do Colégio Culto à Ciência. Inaugurado em 15 de Junho 1960.
  3. Monumento à Antônio Elias Zogbi

    Erma (busto) em bronze sobre um pedestal de granito picotado cor rosa, executado pelo escultor Lelio Coluccini. Situa-se na Praça Antônio Elias Zogbi no bairro do Taquaral, próximo à Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima. Inaugurado em 27 de Setembro 1959.
  4. Monumento ao Bispo Dom Barreto

    Estátua de bronze sobre um pedestal de granito picotado cor rosa, executado pelo escultor Lelio Coluccini. Situa-se na Praça Dom Barreto, na Avenida da Saudade, em frente à Casa Generalícia da Saudade, fundada pelo insigne bispo. Inaugurado em 20 de Outubro de 1953.
  5. Monumento à Fundação de Campinas

    Composto por oito blocos dispostos em ligeiro semicírculo, todos de granito picotado cor cinza, com as bordas polidas assentam-se sobre uma base de concreto. Obra do escultor Lelio Coluccini. Na fase principal do primeiro bloco ostenta-se em bronze o "Brasão de Armas da Família Leme", à qual pertenceu o fundador Barreto Leme. No bloco seguinte há em bronze o "Brasão de Armas de Campinas". Nos blocos centrais encontram-se os dizeres: "Fundador - Francisco Barreto Leme". E no último bloco alinham-se os nomes de Colaboradores José de Souza de Siqueira, Diogo da Silva Rego, José da Silva Leme, Domingos da Costa Machado, Francisco Pereira de Magalhães, Salvador de Pinho, Luís Pedroso de Almeida, Bernardo Guedes Barreto. Na face posterior dos blocos constam os seguintes dados históricos: "Fundação 14 de Julho de 1774". "Elevação à Vila 14 de Dezembro de 1797". "Elevação à Cidade 5 de Fevereiro de 1842". Situa-se nos jardins da Praça Guilherme de Almeida ( Largo do Rosário ). Inauguração em 15 de dezembro de 1957.
  6. Monumento à Hermas Braga

    Busto de bronze sobre um pedestal de granito picotado cor rosa, executado pelo escultor Lelio Coluccini. Situa-se na Praça Ramos de Azevedo, fronteira com a Avenida Andrade Neves. Inaugurado em 26 de Dezembro de 1952.
  7. Monumento aos Imigrantes

    Formado por uma grande coluna de mármore cor âmbar, ostentando na face anterior em bronze, as figuras em tamanho natural, de um jovem casal em atitude de quem olha ao longe, para o futuro. A figura da mulher carrega ao colo uma criança adormecida e a figura do homem carrega uma sacola de viagem. Na face posterior do monumento apresenta-se em bronze o emblema do Lions Clube Campinas - Souzas, entidade promotora da homenagem. Obra do escultor Lelio Coluccini, situa-se na Praça Sant'ana em Souzas e foi inaugurado em Julho de 1970.
  8. Monumento ao Presidente dos USA - John Kennedy

    Representado pôr uma Pira Votiva estilizada ( chama em bronze simbolizando a liberdade ) e com dez metros de altura, composto de lajotas de mármore cor cinzento claro. Ao alto na face da pirâmide voltada para a Avenida Barão de Itapura, lê-se o nome J. Kennedy e logo abaixo ostenta-se em bronze a cabeça do Presidente Americano, vindo em seguida os dizeres: "Não pergunteis o que o vosso país pode fazer por vós. Perguntai o que podeis fazer por vosso país". Obra do escultor Lelio Coluccini, foi inaugurado em 20 de Novembro de 1966 e situa-se no bairro Taquaral em uma praça, confluência das Avenidas Barão de Itapura e Nossa Senhora de Fátima.
  9. Monumento à José Barbosa de Barros - (1)

    Erma (busto) em bronze sobre um pedestal de granito picotado cor rosa, executado pelo escultor Lelio Coluccini. Inaugurado no jardim da antiga Maternidade de Campinas, situa-se agora no jardim fronteiriço ao edifício da nova Maternidade, na Avenida Orozimbo Maia.
  10. Monumento à José Barbosa de Barros - (2)

    Erma (busto) em bronze sobre um pedestal de granito picotado cor rosa, executado pelo escultor Lelio Coluccini. Situa-se no bairro do Botafogo na Praça Regente Isabel em frente para o início da rua Barbosa de Barros. Inaugurado em 14 de Setembro de 1956.
  11. Monumento à Leopoldo Amaral

    Erma (busto) em bronze sobre um pedestal de granito picotado cor rosa, executado pelo escultor Lelio Coluccini. Situa-se na Praça Imprensa Fluminense.
  12. Monumento à Luiz Signorelli

    Erma (busto) em bronze sobre um pedestal de granito picotado cor rosa, executado pelo escultor Lelio Coluccini. Situava-se na Praça João XXIII ( Largo do Mercado ). Inaugurado em 1 de Novembro de 1966. Aguarda recolocação em outro local.
  13. Monumento à Orozimbo Maia - (1)

    Erma (busto) em bronze sobre um pedestal de granito picotado cor rosa, executado pelo escultor Lelio Coluccini. Situa-se na confluência da Avenida Orozimbo Maia com a rua Delfino Cintra e foi inaugurado em 1950.
  14. Monumento à Orozimbo Maia - (2)

    Cabeça em bronze sobre pequena base de granito polido cor preta, executado pelo escultor Lelio Coluccini. Situava-se no saguão de entrada do Teatro Municipal (demolido), por ocasião da comemoração do 25o aniversário do Teatro Municipal em 10 de Setembro de 1955. Encontra-se desde 1972 no Salão de Reuniões da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas.
  15. Monumento à Salvador Lombardi Netto

    Erma (busto) em bronze sobre um pedestal de granito picotado cor cinza, executado pelo escultor Lelio Coluccini. Situa-se na Praça Salvador Lombardi Netto localizada na Avenida dos Esportes. Inaugurado em 25 de Janeiro de 1970.
  16. Monumento ao Centenário da Santa Casa de Misericórdia

    Marco de granito picotado cor cinza, representado por uma chama em bronze, obra executada pelo escultor Lelio Coluccini. Situa-se nos jardins da Santa Casa de Misericórdia e foi inaugurado em 15 de Agosto de 1971.
  17. Monumento à Irineu Checchia - Mário Gatti - Clemente De Toffoli

    Pedestal em forma triangular de granito picotado branco e preto, encimado por uma plataforma circular que faz lembrar o primitivo nome da Instituição e sobre a qual assentam-se as três cabeças em bronze. Obra executada pelo escultor Lelio Coluccini, situa-se no jardim da Casa de Saúde Campinas (antigo Circolo Italiani Uniti). Inaugurou-se em 23 de Janeiro de 1966.
  18. Monumento à João Luiz Ungaretti

    Erma (busto) em bronze sobre um pedestal de granito picotado cor rosa, executado pelo escultor Lelio Coluccini. Situa-se no bairro Jardim Guarani na parte fronteira ao Estádio do Guarani Futebol Clube. Inaugurado em 2 Abril de 1956.
  19. Monumento à Moisés Lucarelli

    Erma (busto) em bronze sobre um pedestal de granito picotado cor rosa, executado pelo escultor Lelio Coluccini. Situa-se no interior do Estádio Moisés Lucarelli, sede da Associação Atlética Ponte Preta e foi inaugurado no dia 11 de Agosto de 1960.
  20. Monumento à Moisés Waldemar César da Silveira

    Erma (busto) em bronze sobre um pedestal de mármore polido cinza, executado pelo escultor Lelio Coluccini. Situa-se no Palácio da Justiça de Campinas, no lado direito da Salão do Tribunal do Júri. Inaugurado em 21 de Dezembro de 1968.
  21. Monumento à Antônio Joaquim Ribeiro Júnior

    Erma (busto) em bronze sobre um pedestal de granito lavrado cor rosa, executado pelo escultor Lelio Coluccini. Situa-se no pátio fronteiriço ao Hospital de Crianças Pobres "Álvaro Ribeiro", na Avenida da Saudade.
  22. Placa à Francisco Barreto Leme

    Placa de bronze na qual estão esculpidas as fachadas da antiga Matriz de Campinas, com sua sineira na lateral e da atual Matriz de Nossa Senhora do Carmo, com indicação de estar sepultado no interior da Igreja, o fundador da cidade de Campinas, Francisco Barreto Leme. Inaugurada em 1939 no recinto Igreja do Carmo.

Referência Bibliográfica: Catálogo comemorativo ao Bicentenário da cidade editado pela PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS - Guia dos Monumentos e Placas Comemorativas de Campinas - CAMPINAS EM PEDRA E BRONZE Julho de 1974 - Prefeito Dr. Lauro Péricles Gonçalves

 

 

 

www.000webhost.com